sábado, 7 de março de 2020

Cartas de Iwo Jima

Letters from Iwo Jima (br/pt: Cartas de Iwo Jima[1][2]) é um filme estadunidense de 2006, do gênero drama de guerra, dirigido por Clint Eastwood. O longa-metragem é a continuação de A Conquista da Honra. Ambos abordam a batalha da ilha de Iwo Jima, localizada no arquipélago asiático. O conflito é considerado um dos maiores da Segunda Guerra Mundial durando 40 dias.
Nessa sua guinada cinematográfica Eastwood procurou um estilo mais “tradicional” do gênero guerra/drama mantendo seu foco nas seqüências de ação e num certo grupo de personagens entre eles o carismático general Tadamichi Kuribayashi vivido pelo ator Ken Watanabe , é comum nesses tipos de filmes termos certos “tipos” de soldados algo que pode resultar numa caricatura da pessoa porém o roteiro jamais deixa isso acontecer auxiliado também pela forte atuação dos atores muitos expressivos causando um impacto imediato por causa da intensa interação com a história. É de se admirar esses indivíduos que conseguiram ligar-se diariamente na sua profissão para reproduzir eventos tão extraordinários como essa batalha repleta de carnificina sangrenta.
Durante os seus mais de 140 minutos de duração realmente adentramos aquele universo sufocante na qual os soldados japoneses eram obrigados a viverem durante meses, escondidos em cavernas e suportando o fedor do enxofre sempre com a angustiante ansiedade da morte cada vez mais próxima, a fotografia de Tom Stern inclui tons cinza à medida que os fatos vão ficando dramáticos, a escolha dessa cor fria provavelmente foi inspirado nas rochas da ilha e no sacrifício físico passado pelos homens.
O roteiro escrito por Iris Yamashita questiona em certas cenas a famosa morte honrosa defendida pelos líderes militares do Japão, um bom acerto assim como o equilíbrio alcançado por cenas na qual humaniza as duas nações envolvidas nesse conflito. No geral a história não inova muito até por que a Segunda Guerra já foi explorada de inúmeras maneiras, mas não deixa de ser interessante mostrar o que se passava na mente desses sujeitos ao lutar por uma pátria com políticas de puro imperialismo a base das armas, inimigos dos aliados. Isso talvez tenha sido pouco explorado no cinema mundial.
No final de Cartas de Iwo Jima existe um último plano fixo na qual mostra a praia e o monte Monte Suribachi, nesse momento é possível que o espectador sinta uma melancolia por tudo acontecido naquele lugar extremamente remoto numa época um tanto longínqua. Sobre um céu cinza e um mar sereno a ilha descansa com o espírito dos milhares de japoneses e americanos que ali vivenciaram suas emoções para depois deixarem de existir.

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